Riscos e custos da campanha

A realização de uma campanha bem-sucedida exige não apenas um planejamento e execução cuidadosos, mas também uma compreensão clara dos riscos e custos envolvidos. No Chatspot, essa avaliação é essencial para garantir que os objetivos sejam alcançados de forma eficiente, reduzindo imprevistos e otimizando ao máximo os recursos disponíveis.

Pré-requisitos:

  • Definir claramente o objetivo da campanha e identificar os recursos necessários.
  • Ter o modelo de mensagem do tipo campanha aprovado pela META.
  • Ter acesso ao Business Manager (BM) do Facebook.

Riscos de realizar campanhas em uma API Oficial

O bloqueio de um número ocorre com base na sua classificação de qualidade, que é determinada pelos feedbacks dos clientes que receberam suas campanhas. A tabela de classificação de qualidade é dividida nos seguintes níveis:

  • Verde: qualidade alta
  • Amarelo: qualidade média
  • Vermelho: qualidade baixa

Como ver minha classificação

  1. Acesse a BM onde o número está conectado.
  2. Acesse a opção “Contas do WhatsApp”.
  3. Clique no “Gerenciador do WhatsApp”.
  4. Na aba “Números de telefone”, na opção “Insights”, role a barra para baixo.
  5. Verifique a Qualidade nos últimos 30 dias.

Status da qualidade

É possível visualizar os motivos pelos quais a qualidade do seu número está média ou baixa. No Gerenciador do WhatsApp, ao passar o ponteiro do mouse sobre o indicador de qualidade, você terá acesso a insights sobre os motivos do bloqueio. Isso permite que sua empresa compreenda melhor os detalhes do bloqueio e elabore estratégias eficazes para melhorar a qualidade do número.

Se a qualidade do seu número estiver classificada como “Baixa” e cair mais um nível, o status mudará para “Sinalizado”. Caso a qualidade não melhore dentro de 7 dias, o status retornará para “Conectado”, mas com penalidades nos limites de envio de mensagens. Por exemplo: se o limite anterior era de 100 mil mensagens, ele será reduzido para 10 mil mensagens.

https://web.facebook.com/business/help/687938765816627?_rdc=1&_rdr#

Custos de envio de campanhas

O modelo de cobrança adotado pela API Oficial do WhatsApp Business baseia-se no conceito de sessões de conversa.

Uma sessão de conversa é iniciada para cada número inserido em uma campanha. Cada sessão de conversa tem uma duração de 24 horas. Durante esse período, usuário e empresa podem trocar mensagens e informações de forma ilimitada.

A cobrança das conversas é determinada pela categoria do modelo de mensagem. Para verificar os valores aplicados, acesse o Gerenciador do WhatsApp por meio do Gerenciador de Negócios e consulte as tarifas definidas pela Meta.

Considerações Adicionais:

  • O custo final de uma campanha dependerá da quantidade de contatos incluídos no disparo.
  • Ao cancelar uma campanha, não é possível reverter as campanhas que foram disparadas, apenas as que estão na fila.
  • O intervalo de disparo entre uma mensagem e outra é de aproximadamente 5 segundos.
  • Após o início da campanha, os dados de seus relatórios serão atualizados durante 5 dias, período este em que a coleta dos dados ainda permanece ativa.
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Item Automation Pro Advanced
Usuários Inclusos133
CANAIS
Canais111
ADICIONAIS
Agentes de IA IlimitadosR$ 69/mêsR$ 69/mês
Chatbots e Sequências IlimitadasR$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Painéis CRM IlimitadosR$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Integração com Z-API (WhatsApp Não Oficial)R$ 119/mêsR$ 119/mêsR$ 119/mês
Usuário AdicionalR$ 59/mêsR$ 59/mês
WhatsApp AdicionalR$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Instagram Direct ou Messenger AdicionalR$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Integração com ASAASR$ 79/mêsR$ 79/mêsR$ 79/mês
Agendamento AvançadoR$ 14/mês/por usuárioR$ 14/mês/por usuário
Relatórios Avançados de CRMR$ 29/mêsR$ 29/mêsR$ 29/mês
ATIVAÇÃO (Setup)
Taxa de ImplantaçãoR$ 549R$ 549R$ 549
PRECIFICAÇÃO CONVERSAS WHATSAPP (USD – pago à Meta)
Conversa ReceptivaIlimitadaIlimitadaIlimitada
Conversa de Marketing$ 0,0625**$ 0,0625**$ 0,0625**
Conversa de Utilidade$ 0,0068**$ 0,0068**$ 0,0068**
INFRAESTRUTURA (ALTO VOLUME)
Conversa ativa/mês (até 5000)IsentoIsentoIsento
Custo por conversa adicional (>5000)R$ 0,09R$ 0,09R$ 0,09
INBOX
Central de Atendimento✔️✔️✔️
Criação de Setores✔️✔️✔️
Fila de Espera✔️✔️✔️
Resultado dos atendimentos✔️✔️✔️
Modelo de Mensagens✔️✔️✔️
Respostas Rápidas✔️✔️✔️
Conclusão em massa de atendimento✔️✔️✔️
Tempo de segurança para envio de Mensagem✔️✔️✔️
Transferir Conversas✔️✔️✔️
Permissões específicas para usuários✔️✔️
Supervisão de Conversas✔️✔️✔️
Distribuição Automática✔️✔️
Transcrição de Áudio com IAR$ 14/mêsR$ 14/mêsR$ 14/mês
GESTÃO DE CONTATOS
EtiquetasIlimitadoIlimitadoIlimitado
Campos PersonalizadosIlimitadoIlimitadoIlimitado
Histórico de Conversas (por 20 meses)✔️✔️✔️
Importação de Contatos✔️✔️✔️
Rastrear Origem dos Leads✔️✔️✔️
Tracking de Navegação do Site✔️✔️✔️
Carteiras de Cliente✔️✔️
GESTÃO DE RESULTADOS
Relatórios de Atendimento✔️✔️✔️
Monitoramento em tempo real✔️✔️✔️
Dashboard de Indicadores✔️✔️✔️
CRM
Quantidade de Funis125
Etapas Personalizadas✔️✔️✔️
Exportação de Dados✔️✔️✔️
Campos Personalizados✔️✔️✔️
AUTOMAÇÃO E INTEGRAÇÕES
Agente de IA13
Chatbots de Atendimento113
Chatbots de Automação113
Chatbot com Webhooks✔️✔️
Sequências113
Integrações (Webhook + API)✔️✔️✔️
Agentes de IA Ilimitados***R$ 69/mêsR$ 69/mês
Chatbots e Sequências Ilimitadas***R$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Painéis CRM Ilimitados***R$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Botão do WhatsApp com Tag✔️✔️✔️
Componente Make.com & n8n✔️✔️✔️
DISPARO EM MASSA
Disparo de Campanhas✔️✔️✔️
Segmento de Público✔️✔️✔️
Disparo de Chatbot Ativos✔️✔️✔️
Efetividade da Base de Contatos✔️✔️✔️
Relatório✔️✔️✔️
Base de ContatosIlimitadaIlimitadaIlimitada
SUPORTE
Suporte por WhatsApp✔️✔️✔️
Sucesso do Cliente✔️
Onboarding Online✔️✔️✔️
Onboarding Assistido✔️✔️✔️

* Conversas: contabilizado por intervalo de 24h de conversa desde o início da mesma pelo cliente ou pela empresa. Condições válidas conforme política de precificação de conversas da Meta.
** Valores válidos a partir de 01/junho/23; podem variar por localidade e políticas da Meta.
*** Os módulos oferecem uso ilimitado, porém é necessário manter o uso responsável da plataforma. Em caso de mau uso ou atividade fora das diretrizes, o acesso poderá ser temporariamente suspenso.