A Meta cobra por conversa, e não por mensagem enviada. Quando uma mensagem enviada por você é entregue ao cliente, a conversa é iniciada, e a cobrança é efetuada. Confira mais detalhes abaixo.
Exemplo de funcionamento da cobrança
A janela de cobrança opera da seguinte maneira: imagine que uma empresa envie um modelo de mensagem (template) para iniciar uma conversa com um cliente às 15h do dia 30/07/2024. Assim que o template for enviado, a cobrança será realizada imediatamente.
Caso a conversa continue e atinja 24 horas do primeiro contato (ou seja, às 15h do dia 31/07/2024), será feita uma nova cobrança referente a essa conversa, mesmo que a janela permaneça ativa durante todo o período.
Categorias de conversas
Existem quatro tipos de conversa, cada um com uma finalidade específica:
- Conversa de Marketing – Deve ser iniciada com um modelo de mensagem pré-definido. Esse tipo de conversa ajuda a impulsionar vendas, fortalecer o reconhecimento da marca e redirecionar clientes.
- Conversa de Utilidade – Também iniciada via modelo de mensagem, serve para acompanhar ações e solicitações dos usuários.
- Conversa de Autenticação – Utilizada para confirmar a identidade dos usuários, sendo iniciada apenas por modelos de mensagens específicos.
- Conversa de Serviço – Diferente das demais, pode ser iniciada com mensagens de formato livre e serve para responder dúvidas dos clientes.
Para verificar como utilizar cada tipo de modelo: acesse a documentação oficial.
Regras para iniciar novas conversas
- Conversas de Marketing, Utilidade e Autenticação – Como são iniciadas via template, há uma verificação ao abrir uma nova conversa:
- Se já existir uma conversa ativa do mesmo tipo, não será iniciada uma nova conversa.
- Se for de um tipo diferente ou tiverem se passado mais de 24 horas, uma nova conversa será iniciada e cobrada.
- Conversas de Serviço – Ao enviar uma mensagem de formato livre para o cliente, o sistema verifica se há uma conversa ativa:
- Se já existir uma conversa em andamento, ela será continuada sem nova cobrança.
- Se não houver conversa ativa, será iniciada uma nova conversa,
- válida por 24 horas.
Acesse a documentação oficial da Meta a respeito de janela de conversas clicando aqui.
Acesse a documentação oficial do WhatsApp para saber mais sobre os valores cobrados pelos modelos de mensagens aqui.