Tipos de Chatbot

Na Chatspot, buscamos sempre oferecer soluções que otimizem o tempo da sua equipe e melhorem a experiência do seu cliente. Entre essas soluções, os chatbots ganham destaque por sua versatilidade e eficiência. No entanto, é comum surgirem dúvidas sobre as diferenças entre o chatbot voltado para atendimento e o chatbot utilizado para automações dentro da plataforma.

Enquanto o chatbot de atendimento tem como foco principal interagir diretamente com o cliente, respondendo dúvidas frequentes, direcionando para os setores corretos e agilizando o suporte, o chatbot de automação é utilizado para executar processos internos automaticamente, como disparar mensagens, atualizar informações em cadastros ou iniciar fluxos de venda e pós-venda.

Neste artigo, vamos explicar de forma simples e objetiva as principais diferenças entre esses dois tipos de chatbot, mostrando como cada um pode ser aplicado na Chatspot para trazer mais produtividade, organização e resultados para o seu negócio.

Dentro da plataforma Chatspot, você pode criar um chatbot e disponibilizá-lo para responder às mensagens recebidas no número de WhatsApp conectado à sua conta.

Para gerenciar seus chatbots, acesse o menu “Apps” e clique em “Chatbot”. Na tela que será exibida, você verá, no lado esquerdo, a listagem de todos os chatbots cadastrados, sejam eles chatbots para atendimento ou chatbots para automação.

  • Chatbots para atendimento são aqueles que você utilizará no dia a dia para responder a seu usuário quando ele enviar uma mensagem para o seu canal de atendimento.
  • Chatbot de automação são chatbots que podem ser utilizados em disparados de mensagem em massa, via api ou mesmo dentro de uma conversa já em andamento.

Ao clicar na aba “Chatbot para Atendimento”, na parte superior da tela serão exibidos todos os canais de atendimento associados à sua conta, como números de WhatsApp, perfis do Instagram e contas do Facebook Messenger.

Esses canais representam os meios pelos quais o chatbot poderá interagir diretamente com seus clientes.

Clicando no link “Alterar”, localizado no quadrinho do canal de atendimento, você pode definir qual chatbot será acionado durante o horário de trabalho e qual será utilizado fora do horário de trabalho.

Além disso, é possível configurar palavras-chave clicando no link “Adicionar mais”. Esse recurso permite que você defina termos específicos que disparam um chatbot determinado. Ele é especialmente útil em casos como campanhas de anúncios, em que você deseja acionar um fluxo personalizado quando o cliente entra em contato a partir de um determinado link ou palavra-chave.

Observação: Se você utiliza o canal do WhatsApp via API oficial, é necessário associar um chatbot criado especificamente para a API oficial. Já nos casos em que o canal não é a API oficial do WhatsApp, como Instagram ou Facebook Messenger, é importante garantir que o chatbot correspondente esteja corretamente associado ao respectivo canal.

Na parte inferior da tela, são exibidos todos os chatbots já criados. Ao lado de cada um, o sistema mostra:

  • O tipo de canal ao qual o chatbot está vinculado (WhatsApp, Instagram, Messenger, etc.);
  • A equipe padrão, ou seja, para qual equipe a conversa será direcionada assim que for iniciada;
  • A informação se o chatbot está em uso ou não;
  • Um conjunto de ações disponíveis, como arquivar, duplicar, editar ou alterar as configurações do chatbot.

Ao clicar em “Configurações”, você pode alterar o nome do chatbot e definir ou atualizar a equipe padrão, ou seja, o setor responsável por receber as conversas iniciadas por esse chatbot.

Já ao acessar a aba lateral “Chatbots para Automação”, as informações exibidas seguem o mesmo padrão da aba de atendimento. A diferença é que aqui há uma coluna adicional chamada “Disponibilidade”, que indica onde o chatbot está sendo utilizado, como por exemplo: API, Campanha, Conversa ou Sequência.

Ao clicar no ícone de configurações de um chatbot para automação, é possível ajustar diversas informações importantes:

  • Nome do chatbot
  • Disponibilidade, ou seja, onde ele poderá ser utilizado (API, Campanha, Conversa ou Sequência)
  • Canal de atendimento no qual o chatbot será usado
  • Equipe padrão, para a qual a conversa será direcionada no início
  • Equipes autorizadas a utilizar aquele chatbot

Observações: há a opção “Avançada” chamada “Manter em execução após a conclusão do atendimento”. Ao ativar essa opção, o chatbot continuará respondendo ao contato mesmo após o encerramento do atendimento, sem abrir uma nova conversa com a equipe. Essa funcionalidade é útil, por exemplo, para enviar pesquisas de satisfação ou mensagens de acompanhamento após o suporte.

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Item Automation Pro Advanced
Usuários Inclusos133
CANAIS
Canais111
ADICIONAIS
Agentes de IA IlimitadosR$ 69/mêsR$ 69/mês
Chatbots e Sequências IlimitadasR$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Painéis CRM IlimitadosR$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Integração com Z-API (WhatsApp Não Oficial)R$ 119/mêsR$ 119/mêsR$ 119/mês
Usuário AdicionalR$ 59/mêsR$ 59/mês
WhatsApp AdicionalR$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Instagram Direct ou Messenger AdicionalR$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Integração com ASAASR$ 79/mêsR$ 79/mêsR$ 79/mês
Agendamento AvançadoR$ 14/mês/por usuárioR$ 14/mês/por usuário
Relatórios Avançados de CRMR$ 29/mêsR$ 29/mêsR$ 29/mês
ATIVAÇÃO (Setup)
Taxa de ImplantaçãoR$ 549R$ 549R$ 549
PRECIFICAÇÃO CONVERSAS WHATSAPP (USD – pago à Meta)
Conversa ReceptivaIlimitadaIlimitadaIlimitada
Conversa de Marketing$ 0,0625**$ 0,0625**$ 0,0625**
Conversa de Utilidade$ 0,0068**$ 0,0068**$ 0,0068**
INFRAESTRUTURA (ALTO VOLUME)
Conversa ativa/mês (até 5000)IsentoIsentoIsento
Custo por conversa adicional (>5000)R$ 0,09R$ 0,09R$ 0,09
INBOX
Central de Atendimento✔️✔️✔️
Criação de Setores✔️✔️✔️
Fila de Espera✔️✔️✔️
Resultado dos atendimentos✔️✔️✔️
Modelo de Mensagens✔️✔️✔️
Respostas Rápidas✔️✔️✔️
Conclusão em massa de atendimento✔️✔️✔️
Tempo de segurança para envio de Mensagem✔️✔️✔️
Transferir Conversas✔️✔️✔️
Permissões específicas para usuários✔️✔️
Supervisão de Conversas✔️✔️✔️
Distribuição Automática✔️✔️
Transcrição de Áudio com IAR$ 14/mêsR$ 14/mêsR$ 14/mês
GESTÃO DE CONTATOS
EtiquetasIlimitadoIlimitadoIlimitado
Campos PersonalizadosIlimitadoIlimitadoIlimitado
Histórico de Conversas (por 20 meses)✔️✔️✔️
Importação de Contatos✔️✔️✔️
Rastrear Origem dos Leads✔️✔️✔️
Tracking de Navegação do Site✔️✔️✔️
Carteiras de Cliente✔️✔️
GESTÃO DE RESULTADOS
Relatórios de Atendimento✔️✔️✔️
Monitoramento em tempo real✔️✔️✔️
Dashboard de Indicadores✔️✔️✔️
CRM
Quantidade de Funis125
Etapas Personalizadas✔️✔️✔️
Exportação de Dados✔️✔️✔️
Campos Personalizados✔️✔️✔️
AUTOMAÇÃO E INTEGRAÇÕES
Agente de IA13
Chatbots de Atendimento113
Chatbots de Automação113
Chatbot com Webhooks✔️✔️
Sequências113
Integrações (Webhook + API)✔️✔️✔️
Agentes de IA Ilimitados***R$ 69/mêsR$ 69/mês
Chatbots e Sequências Ilimitadas***R$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Painéis CRM Ilimitados***R$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Botão do WhatsApp com Tag✔️✔️✔️
Componente Make.com & n8n✔️✔️✔️
DISPARO EM MASSA
Disparo de Campanhas✔️✔️✔️
Segmento de Público✔️✔️✔️
Disparo de Chatbot Ativos✔️✔️✔️
Efetividade da Base de Contatos✔️✔️✔️
Relatório✔️✔️✔️
Base de ContatosIlimitadaIlimitadaIlimitada
SUPORTE
Suporte por WhatsApp✔️✔️✔️
Sucesso do Cliente✔️
Onboarding Online✔️✔️✔️
Onboarding Assistido✔️✔️✔️

* Conversas: contabilizado por intervalo de 24h de conversa desde o início da mesma pelo cliente ou pela empresa. Condições válidas conforme política de precificação de conversas da Meta.
** Valores válidos a partir de 01/junho/23; podem variar por localidade e políticas da Meta.
*** Os módulos oferecem uso ilimitado, porém é necessário manter o uso responsável da plataforma. Em caso de mau uso ou atividade fora das diretrizes, o acesso poderá ser temporariamente suspenso.