Criar modelo de mensagem para campanha

Criar e utilizar modelos de mensagem do tipo campanha na Chatspot é fundamental para automatizar e padronizar a comunicação com seus clientes. Esses modelos podem ser usados para campanhas de marketing, notificações, atualizações e muito mais, garantindo que sua mensagem seja consistente e profissional.

Pré-requisitos:

  • Acesso à plataforma Chatspot.
  • Somente os usuários com perfil de Administrador podem cadastrar modelos de mensagens do tipo Campanha.

Passo 1: Na tela inicial da plataforma, clique na opção “Ajustes”, o menu de opções se abrirá. Clique em “Modelos de Mensagens”.

Passo 2: Selecione o modelo de mensagem do tipo campanha e clique em continuar.

Passo 3: Preencha os campos necessários do modelo de mensagem.

  • Nome do Modelo: Nome único que identifica o modelo de mensagem. Exemplo: “Boas-vindas Cliente Novo”.
  • Canal: Este campo especifica o meio pelo qual a mensagem será enviada. Pode conter um ou mais número(s) de WhatsApp conectado(s) na API Oficial.
  • Categoria: Para Campanhas, a categoria mais indicada é a de Marketing.

Veja alguns exemplos de aplicações comuns:

  • Lançamentos de Produtos: Anunciar novos produtos ou serviços aos clientes.
  • Promoções e Ofertas: Informar sobre descontos, promoções especiais e ofertas exclusivas.
  • Atualizações e Notícias: Manter os clientes informados sobre novidades da empresa, eventos ou mudanças importantes.
  • Nutrição de Leads: Enviar conteúdo educativo ou informativo para guiar os leads pelo funil de vendas.

Disponível para:

  • Descrição: É possível definir para quais equipes este modelo de mensagem ficará disponível.

Adicione o texto da mensagem. É possível utilizar parâmetros no texto para automatizar a personalização da mensagem. Para definir um campo personalizado, basta adicionar o nome do campo entre colchetes [ ]. Por exemplo: [NOME].

Além do texto, é possível adicionar foto, vídeo, anexar arquivo e adicionar botões.

São dois tipos de botões: Resposta rápida e Abrir página. O botão de resposta rápida é utilizado para dar sequência na conversa, facilitando o fluxo da conversa com o atendente. O botão Abrir página permite adicionar um link para direcionar o contato para uma nova página.

Passo 4: Clique em salvar e o modelo de mensagem será enviado automaticamente para aprovação. A Meta analisará e aprovará ou rejeitará o modelo.

Passo 5: Monitorar o Status do Modelo Após enviar o modelo, você poderá monitorar seu status (Ativo, Em Análise, Reprovado) diretamente na plataforma Chatspot. Caso o modelo seja reprovado, revise e faça as alterações necessárias antes de enviar novamente.

Considerações Adicionais:

  • O tempo de aprovação do modelo de mensagem é definido pela META. Contas mais novas e com menor taxa de feedback tendem a demorar mais para ter seus modelos aprovados, enquanto contas mais antigas com maior taxa de feedback geralmente têm um processo de aprovação mais rápido. Existem muitas outras variáveis que também influenciam esse resultado.
  • Os status dos modelos de mensagens são enviados na barra de notificações da plataforma, conforme na imagem abaixo.
  • Segmentação: Utilize a segmentação para enviar mensagens mais relevantes e direcionadas ao público correto.
  • Os disparos de campanhas são cobrados pela META, por isso a segmentação é um fator muito importante.
  • O limite para criar um modelo de mensagem é de 1024 caracteres.
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Item Automation Pro Advanced
Usuários Inclusos133
CANAIS
Canais111
ADICIONAIS
Agentes de IA IlimitadosR$ 69/mêsR$ 69/mês
Chatbots e Sequências IlimitadasR$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Painéis CRM IlimitadosR$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Integração com Z-API (WhatsApp Não Oficial)R$ 119/mêsR$ 119/mêsR$ 119/mês
Usuário AdicionalR$ 59/mêsR$ 59/mês
WhatsApp AdicionalR$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Instagram Direct ou Messenger AdicionalR$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Integração com ASAASR$ 79/mêsR$ 79/mêsR$ 79/mês
Agendamento AvançadoR$ 14/mês/por usuárioR$ 14/mês/por usuário
Relatórios Avançados de CRMR$ 29/mêsR$ 29/mêsR$ 29/mês
ATIVAÇÃO (Setup)
Taxa de ImplantaçãoR$ 549R$ 549R$ 549
PRECIFICAÇÃO CONVERSAS WHATSAPP (USD – pago à Meta)
Conversa ReceptivaIlimitadaIlimitadaIlimitada
Conversa de Marketing$ 0,0625**$ 0,0625**$ 0,0625**
Conversa de Utilidade$ 0,0068**$ 0,0068**$ 0,0068**
INFRAESTRUTURA (ALTO VOLUME)
Conversa ativa/mês (até 5000)IsentoIsentoIsento
Custo por conversa adicional (>5000)R$ 0,09R$ 0,09R$ 0,09
INBOX
Central de Atendimento✔️✔️✔️
Criação de Setores✔️✔️✔️
Fila de Espera✔️✔️✔️
Resultado dos atendimentos✔️✔️✔️
Modelo de Mensagens✔️✔️✔️
Respostas Rápidas✔️✔️✔️
Conclusão em massa de atendimento✔️✔️✔️
Tempo de segurança para envio de Mensagem✔️✔️✔️
Transferir Conversas✔️✔️✔️
Permissões específicas para usuários✔️✔️
Supervisão de Conversas✔️✔️✔️
Distribuição Automática✔️✔️
Transcrição de Áudio com IAR$ 14/mêsR$ 14/mêsR$ 14/mês
GESTÃO DE CONTATOS
EtiquetasIlimitadoIlimitadoIlimitado
Campos PersonalizadosIlimitadoIlimitadoIlimitado
Histórico de Conversas (por 20 meses)✔️✔️✔️
Importação de Contatos✔️✔️✔️
Rastrear Origem dos Leads✔️✔️✔️
Tracking de Navegação do Site✔️✔️✔️
Carteiras de Cliente✔️✔️
GESTÃO DE RESULTADOS
Relatórios de Atendimento✔️✔️✔️
Monitoramento em tempo real✔️✔️✔️
Dashboard de Indicadores✔️✔️✔️
CRM
Quantidade de Funis125
Etapas Personalizadas✔️✔️✔️
Exportação de Dados✔️✔️✔️
Campos Personalizados✔️✔️✔️
AUTOMAÇÃO E INTEGRAÇÕES
Agente de IA13
Chatbots de Atendimento113
Chatbots de Automação113
Chatbot com Webhooks✔️✔️
Sequências113
Integrações (Webhook + API)✔️✔️✔️
Agentes de IA Ilimitados***R$ 69/mêsR$ 69/mês
Chatbots e Sequências Ilimitadas***R$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Painéis CRM Ilimitados***R$ 69/mêsR$ 69/mêsR$ 69/mês
Botão do WhatsApp com Tag✔️✔️✔️
Componente Make.com & n8n✔️✔️✔️
DISPARO EM MASSA
Disparo de Campanhas✔️✔️✔️
Segmento de Público✔️✔️✔️
Disparo de Chatbot Ativos✔️✔️✔️
Efetividade da Base de Contatos✔️✔️✔️
Relatório✔️✔️✔️
Base de ContatosIlimitadaIlimitadaIlimitada
SUPORTE
Suporte por WhatsApp✔️✔️✔️
Sucesso do Cliente✔️
Onboarding Online✔️✔️✔️
Onboarding Assistido✔️✔️✔️

* Conversas: contabilizado por intervalo de 24h de conversa desde o início da mesma pelo cliente ou pela empresa. Condições válidas conforme política de precificação de conversas da Meta.
** Valores válidos a partir de 01/junho/23; podem variar por localidade e políticas da Meta.
*** Os módulos oferecem uso ilimitado, porém é necessário manter o uso responsável da plataforma. Em caso de mau uso ou atividade fora das diretrizes, o acesso poderá ser temporariamente suspenso.